quinta-feira, 25 de março de 2010

Não ao Ato médico-Meu Ponto de Vista!


A Constituição Federal determina que o cidadão é livre para fazer o que quiser a menos que uma lei explicitamente o proíba. Isso inclui o exercício de qualquer profissão ou ofício. As profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional estão regulamentadas no Brasil desde 1969 pelo Decreto-lei nº 938. De acordo com esses regramentos, apenas os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem diagnosticar, prescrever e executar tratamento em suas respectivas áreas de atuação, de forma autônoma.

Esses dias no estágio estavamos discutindo a respeito do ato médico.Logo que cheguei em casa,fui pesquisar e me informar melhor em relação ao assunto e confesso que fiquei chocada enquanto lia cada palavrinha do projeto...Como é que pode um profissional não preparado exercer uma função que não lhe cabe?A lei imposta como ato médico é um absurdo,um desrespeito com todos os profissionais da saúde uma vez que o mesmo priva as nossas habilidades,no nosso conhecimento no sentido de sabermos o que é melhor para o paciente,além de desvalorizar nossa profissão e nosso estudo.

E naõ é só isso não...não somos apenas nós que sairemos prejudicados mas também os usuários de serviços de saúde,principalmente os da rede pública...Pelo amor de Deus,vamos nos unir e lutar,fazer o impossivel,tudo que estiver ao nosso alcance pela valorização da nossa profissão e pelo bem estar de nossos pacientes(no meu caso futuros pacientes).


Pelo menos é o que penso!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc ....fui marcar um Psicólogo por que achava que estava precisando...mas disseram que eu teria que ter um encaminhamento medido.como assim??
    Tenho que passar em um clinico geral para poder consultar ??
    :(

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo isto! Semana passada tivemos uma palestra com o Dr. Wander Villalba, sobre este assunto! Temos que nos unir pra acabar com isto.

    ResponderExcluir